INTERFACE CANBUS-RS232

O CANBUS AO SEU ALCANCE TRADUZIDO DE MANEIRA FÁCIL !

O TDI é módulo para telemetria instalado como periférico em rastreadores comuns. Possibilita a leitura de informações da rede CANBUS presente em veículos, máquinas e motores com injeção eletrônica.

Dados reais de sensores nativos informados por ECU's originais são coletados, processados e disponibilizados diretamente em uma porta serial RS232 traduzidos para um protocolo de texto simples e visual.

Permite a análise detalhada de cenários e o acompanhamento de variáveis críticas, além da criação de relatórios de operação, desempenho, padrão de condução e plano de manutenção.

Em sua utilização mais comum o TDI coleta dados da CANBUS do veículo, traduz e envia pela porta RS232 do rastreador, que por sua vez inclui informações de horário e localização e encaminha para um servidor de rastreamento on-line.

As bibliotecas CANBUS suportadas estão todas embarcadas e são buscadas automaticamente pelo TDI. Assim, o equipamento detecta automaticamente o veículo em que está instalado sem a necessidade de configurações complicadas.

Novas bibliotecas estão sempre sendo incluídas e estão disponíveis de maneira vitalícia para os usuários. Consulte a versão atualizada no programa TDiTool.

CONHEÇA A FERRAMENTA MAIS PRÁTICA DO MERCADO !

Descubra no VÍDEO todo o caminho percorrido pelas informações de telemetria desde a coleta na rede CANBUS do veículo, tradução dos dados pelo TDI e envio pela RS232 do rastreador, para então chegar em um servidor de rastreamento.

Através do banco de dados do seu sistema de rastreamento podem ser criados os mais diversos tipos de relatórios e indicadores para controlar e otimizar qualquer tipo de frota.

O TDI pode ser aplicado em diversas operações:

  • Veículos leves
  • Utilitários
  • Caminhões
  • Ônibus
  • Máquinas agrícolas
  • Linha amarela
  • Geradores
  • Empilhadeiras
  • INFORMAÇÕES DIRETO DO PAINEL PARA O SEU SISTEMA !

  • Velocidade
  • Rpm
  • Odômetro
  • Horímetro
  • Combustível total
  • Combustível nível
  • Pressão óleo
  • Temperatura óleo
  • Temperatura motor
  • Temperatura cabine
  • Temperatura externa
  • Freio estacionamento
  • Freio %
  • Acelerador %
  • Peso eixo 2 e 3
  • Marcha
  • Faróis dianteiros
  • Limpador parabrisa
  • Porta motorista
  • Pressão turbo
  • Tensão alimentação
  • Carga bateria (empilhadeiras)
  • * Consulte a compatibilidade das informações para o modelo/ano dos veículos.

    Vantagens tecnológicas

    • Precisão nas informações
    • CANBUS automático multi-protocolos/aplicações
    • Fácil instalação
    • Opera com portas RS232 transparentes/texto livre
    • Protocolo visual de simples integração
    • Biblioteca com atualizações vitalícias
    • True bypass para outros periféricos RS232

    Benefícios operacionais

    • Não necessita de configurações relacionadas à rede CANBUS
    • Informações periódicas com variáveis instantâneas e estatísticas
    • Eventos de condução / controle de infrações em tempo real
    • Alertas com sons polifônicos de fácil identificação
    • Parametrização via comandos remotos ou via USB
    • Panorama completo de viagem via processamento embarcado
    • Estatística de faixas operacionais e infrações

    PERIÓDICO #TDI

    Permite a análise de pontos e trechos específicos de uma viagem.

    Quando o motor do veículo está em funcionamento, a mensagem #TDI é enviada de forma periódica de acordo com o tempo configurado. Esse parâmetro de tempo é chamado PING e seu valor padrão é de 3 minutos (180s).

    Pode ser considerada a principal mensagem do equipamento e traz informações de múltiplas variáveis de forma instantânea e estatística. Enquanto informações instantâneas são referentes ao exato momento em que a mensagem foi enviada, as estatíscas se referem ao período decorrido (PING) entre duas mensagens #TDI.

    As máximas mostram os picos de determinadas variáveis no período, evitando a análise distorcida de cenários com intervalos maiores entre os dados. As médias, por sua vez sinalizam a tendência geral de determinada variável no mesmo período.

    Os pontos inicial e final de uma viagem são momentos aperiódicos em que o motor é ligado ou desligado, identificados com as mensagens #TDN e #TDF respectivamente.

    EVENTOS DE CONDUÇÃO #EVT

    O TDI também conta com eventos embarcados que analisam comportamentos no padrão de condução do veículo visando mais segurança e economia.

    Os eventos são parametrizáveis e possibilitam o registro em tempo real de entrada e/ou saída além do alerta sonoro polifônico ao condutor.

    Os ajustes na configuração dos eventos podem ser feitos através de comandos remotos ou via software TDiTool pela conexão USB.

    • FRENAGEM / ACELERAÇÃO (manobras bruscas)
    • CONDUÇÃO DESENGRENADA (banguela)
    • OCIOSIDADE DO MOTOR
    • EXCESSO DE VELOCIDADE
    • EXCESSO DE VELOCIDADE NA CHUVA
    • EXCESSO DE ROTAÇÃO DO MOTOR

    RESUMO DE VIAGEM #TDS

    Ao final de cada percurso é gerado um pacote com dados estatísticos contemplando todo o período em que o motor ficou ligado.

    Através do processamento embarcado diversas informações são verificadas segundo a segundo e unificadas em uma única mensagem.

    Uma maneira prática para se gerar relatórios gerenciais e analisar um panorama completo da viagem!

    Especificações técnicas

    • Tensão de operação: 7~32V
    • Consumo: 4~20mA (standby-operação)
    • Impedância diferencial: 30~80 kOhms
    • Para um acoplamento sem contato elétrico utilize o CANGRIP
    • Operação passiva em silent mode sem transmissão/requisição
    • RS232A(principal):115200bps 8-N-1
    • RS232B(periférico): configurável

    Características mecânicas

    • Gabinete em plástico ABS
    • Peso: 50g
    • Dimensões: 19x40x54mm
    • Chicote: 30cm (incluso)
    • Conector principal tipo microfit 14 vias
    • Conector USB tipo mini B (para atualizações e configurações)
    • Led colorido indicativo de status operacional

    Instalação

    A instalação é simples, sendo necessárias apenas as conexões de alimentação, comunicação RS232 e acoplamento com a rede CANBUS.

    Para um acoplamento sem contato elétrico utilize o leitor CANGRIP.

    A função true bypass faz o controle da comunicação permitindo que mensagens de um segundo periférico cheguem na mesma porta serial utilizada pelo TDI. Caso já utilize outro periférico na porta RS232 do rastreador, conecte-o diretamente ao TDI para manter a funcionalidade através dessa função.

    O Guia de Instalação deve ser lido atentamente antes de qualquer instalação e todos os detalhes devem ser seguidos para o correto funcionamento do TDI.

    É importante também verificar se o TDI encontra-se na sua última versão de firmware disponível, garantindo a máxima funcionalidade. Através do software TDiTool via USB podem ser feitas atualizações, configurações e parametrizações.

    A BlueCircuits solicita e agradece desde já o seu feedback !

    O alinhamento de suporte previamente à instalação e a indicação de demandas ajudam na evolução do TDI, gerando novas bibliotecas e casos de uso.

    Perguntas frequentes

    Não, o TDI reconhece automaticamente e rede CANBUS em que é instalado sem a necessidade de configuração. Caso necessário, o intervalo de transmissão (ping) do TDI que por padrão é de 3 minutos pode ser ajustado previamente à instalação via USB ou após a instalação via comando remoto. A porta RS232 do rastreador em que o TDI será conectado deve estar em 115200bps 8N1.
    Qualquer equipamento que tenha porta serial RS232 operando de forma transparente/texto livre é compatível. Basta configurar a RS232 do equipamento em 115200bps 8N1 e conectar as linhas TX/RX/GND ao TDI.
    Sim. O TDI possui 2 portas RS232, 'A' e 'B'. A porta 'A' é a principal e exclusiva para comunicação com o rastreador, operando fixa em 115200bps 8N1 . A porta 'B' opera em 'true bypass' permitindo que outro periférico também faça a comunicação com o rastreador através do TDI, operando fixo em 8N1 e com a taxa configurável via comandos remotos ou via USB. Os periféricos normalmente usados na porta 'B' são sensores de temperatura, betoneira, leitores de cartão RFID e teclados de apontamento de macro.
    Recomenda-se sempre atualizar o TDI com a última versão e conectá-lo no veículo/máquina para o teste prático. Em muitos casos o suporte já existe mesmo não constando na lista de referência. Se após o teste o TDI não se mostrou compatível, entre em contato conosco. Dependendo da demanda é possível fazer um estudo para incluir seu caso na solução!
    O TDI é uma ferramenta extremamente versátil que opera de forma automática com diversos protocolos, padronizados e proprietários. Novos protocolos, variáveis e funcionalidades suportadas por versões de firmware mais recentes podem ser atualizados em equipamentos TDI adquiridos anteriormente, pois as atualizações são disponibilizadas online para todos os equipamentos.

    AGRÍCOLA

    Tratores, pulverizadores, colheitadeiras e colhedoras de cana, plantadeiras e adubadoras.

    CARGAS

    Caminhões e frotas pesadas das mais variadas marcas e modelos voltados para transporte logístico.

    FROTAS LEVES

    Voltado principalmente para veículos utilitários de grandes frotas e de empresas de aluguel.

    LINHA AMARELA

    Escavadeiras, carregadeiras, compressores e niveladoras, emplilhadeiras, entre outros.

    PASSAGEIROS

    Veículos de transportes de passageiros como minivans, ônibus e micro-ônibus.

    GERADORES

    Telemetria básica para grupos geradores de energia com sistema de injeção eletrônica.

    Telemetria de precisão,
    a melhor medida.